Pular para o conteúdo

Qual o significado de apagão tecnológico? Entenda como ele pode impactar sua rotina

  • por
Saiba o que é apagão tecnológico e seus impactos - Arpia Tecnologia

Ao contrário de muitos setores, o segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil e no mundo vive uma escassez de trabalhadores. Esse fenômeno é denominado de apagão tecnológico e tem preocupado bastante os empreendedores de várias áreas.

E não faltam motivos para a falta de profissionais qualificados estar em evidência. Um deles é a incapacidade de se suprir a ausência de mão de obra de alto nível. De acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o déficit anual pode chegar a 24 mil trabalhadores em TI, no País.

A entidade estima que a quantidade de profissionais formados na área é de 46 mil estudantes por ano, sendo que, no período de 2019 a 2024, a demanda por novos profissionais é de cerca de 70 mil.

Para entender melhor esse cenário, vamos apontar fatores responsáveis pelo apagão tecnológico e alternativas para minimizá-lo. Confira!

O que seria o apagão tecnológico?

Não é difícil entender que essa situação é resultado de um movimento de digitalização da economia e do mercado de trabalho.  As empresas necessitam cada vez mais de ferramentas (softwares, hardwares etc.) para manter a competitividade em um patamar elevado.

A busca por este rendimento notável cria um problema. A procura por profissionais de TI está acima da capacidade de formação de novos profissionais pelas instituições de ensino.

Todo esse contexto cria o apagão tecnológico, que se caracteriza pela falta de talentos (em quantidade e/ou qualidade) para que as companhias estejam realmente inseridas na transformação digital.

Esta é uma realidade da qual não é possível fugir. Os consumidores buscam soluções cada vez mais rápidas e eficientes; portanto, é necessário que as empresas mudem seus hábitos e se adequem à transformação digital para atingirem um nível de serviço satisfatório para seus clientes.

E as dificuldades impostas pela escassez de profissionais de TI têm como uma das principais consequências o atraso na inserção do Brasil na nova dinâmica da economia. Isso, sem dúvida, prejudica o desenvolvimento socioeconômico e o surgimento de novas oportunidades que podem gerar mais emprego e renda.

Como a pandemia agravou o apagão tecnológico?

É inegável que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) promoveu grandes mudanças em diversos segmentos sociais. Em relação ao mercado de trabalho, isso ficou ainda mais nítido com a expansão do home office e do modelo híbrido.

A possibilidade de os funcionários atuarem em locais fora do escritório exige um aparato tecnológico de ponta. Além disso, requer o investimento em boas práticas de segurança da informação, o que abrange não apenas sistemas e treinamentos, mas também uma equipe focada em identificar e combater ameaças digitais com eficiência.

Toda essa conjuntura criou uma grande demanda por profissionais de cibersegurança, já que o ambiente de trabalho remoto estimula os criminosos digitais a buscarem falhas de segurança dos mais variados tipos: desde brechas em softwares até o comportamento inadequado dos funcionários.

Também vale a pena destacar que a pandemia também teve grande influência no hábito de consumo das pessoas. Uma prova disso é que as compras virtuais tiveram um crescimento marcante nos últimos dois anos. Esse aspecto demonstra como a busca por desenvolvedores de TI é importante. Afinal, são responsáveis por criar sites e aplicativos mais intuitivos e capazes de reter a audiência por mais tempo.

Como estamos falando sobre uma área que está defasada, é necessário correr atrás do prejuízo por meio de investimentos que possibilitem melhorias. Por ser um detalhe tão importante, falaremos somente sobre ele no tópico a seguir. Acompanhe!

Investimento

Logicamente, é necessário realizar um bom investimento em infraestrutura tecnológica e em equipes de TI. Só dessa forma será possível minimizar riscos de apps e lojas virtuais apresentarem problemas que causem a indisponibilidade dos serviços.

Esse conjunto de necessidades faz com que o problema do apagão tecnológico se torne ainda mais preocupante. Afinal, é imprescindível contar com o suporte de soluções e de profissionais qualificados para superar os desafios impostos pela transformação digital, cada vez mais presente em nosso cotidiano.

A digitalização da sociedade é, sem dúvida, um fenômeno consolidado e que não pode mais ser ignorado por pessoas e empresas. Não acompanhar a evolução tecnológica deixou de ser apenas uma falha banal, e sim um erro estratégico que pode resultar em prejuízos graves em termos financeiros e de reputação.

Como as empresas estão lidando com o apagão tecnológico?

Com bastante planejamento e visão de negócio é possível superar a falta de talentos de TI. Porém, essa não é uma missão fácil de ser cumprida.

As empresas estão cada vez mais dependente da tecnologia para oferecer serviços de alta qualidade e conquistar clientes com chances consideráveis de fidelizá-los. É preciso investir no futuro, mas já apresentar resultados no presente também.

Para o apagão tecnológico não prejudicar a performance corporativa ou afetar negativamente a imagem da empresa, algumas companhias estão investindo muito na qualificação dos profissionais que fazem parte do quadro ou de pessoas que podem integrar a equipe futuramente.

Trata-se de uma estratégia que exige um olhar atento para não apenas escolher as capacitações ideais para o time de TI, mas também para verificar como os futuros talentos podem agregar valor ao negócio em curto prazo.

Afinal, é preciso ter um retorno do investimento para os treinamentos serem uma solução viável para a escassez de mão de obra.

Terceirização

Mas, como sabemos, nem todas as organizações dispõem de recursos financeiros para promoverem capacitações da equipe ou direcionada para a formação de profissionais que futuramente poderão fazer parte da empresa.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas precisam ter muito cuidado na hora de investir em alternativas voltadas para a melhoria contínua para que o orçamento não seja comprometido.

E isso se torna ainda mais evidente pelo fato de haver um grande esforço em “fazer mais com menos”.

Esse cenário de contenção de gastos e de apagão tecnológico tem convencido muitas corporações a apostarem na terceirização dos serviços de TI. Dessa forma, fica viável diminuir gastos com mão de obra, softwares e infraestrutura tecnológica.

Além disso, a empresa contratante não tem a preocupação de perder tempo e dinheiro com processos seletivos para escolher profissionais qualificados em um momento de escassez de talentos.

Sem dúvida, uma empresa que aposta no outsourcing de TI também deve contar com um suporte diferenciado, o que é muito importante para manter os serviços digitais com alto nível de disponibilidade e oferecer condições favoráveis para que os colaboradores sejam mais produtivos por meio de ferramentas tecnológicas.

Com o objetivo de inserir os clientes na transformação digital, a Arpia Tecnologia se destaca pelos serviços de consultoria e terceirização de mão de obra, apontando as melhores alternativas para uma empresa superar dificuldades como o apagão tecnológico provocado pela falta de talentos.

Se está em busca de uma visão mais ampla sobre o potencial da TI, acesse o nosso site agora mesmo para descobrir um pouquinho mais sobre a gente e nossos serviços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *