Pular para o conteúdo

Gestão financeira x Gestão da equipe: os desafios do CEO

  • por
desafios do CEO - Arpia Tecnologia

Administrar o orçamento de maneira estratégica e saber motivar os funcionários com inteligência faz parte dos desafios do CEO. Em um cenário de instabilidade econômica e intensa transformação digital, uma liderança precisa ter um olhar crítico e interpretar tendências previamente para manter uma empresa competitiva.

Não é uma missão fácil porque exige conhecimento, foco na melhoria contínua, capacidade de gerenciar o tempo e muita inteligência emocional. Reunir todas essas características em um gestor, mesmo que bastante experiente, não é tão simples quanto parece.

Neste artigo, vamos destacar os principais desafios do CEO.

Confira!

Principais desafios do CEO

Inicialmente, é válido destacar que CEO é uma sigla, cujo significado em inglês é Chief Executive Officer. Pode ser traduzido como Diretor Executivo na língua portuguesa. Em outras palavras, trata-se do gestor mais importante de uma companhia.

Ele é quem têm o poder decisório de estabelecer o que todas as áreas de uma corporação devem fazer para alcançar resultados dentro ou acima das expectativas.

A postura do CEO tem uma grande influência nos demais gestores e nos empregados.

Por isso, é fundamental que esse líder seja uma pessoa dinâmica, carismática, empática e voltada para o desenvolvimento de novas habilidades. Todas essas características são imprescindíveis para conquistar os colaboradores e torná-los cada vez mais produtivos.  

Além do engajamento da equipe, o CEO tem como um dos principais desafios a motivação dos funcionários. Essa é uma missão que requer bastante capacidade de persuasão, porque o avanço tecnológico e as turbulências econômicas constantes criam um cenário de incertezas para todos.

É necessário que um CEO tenha um olhar estratégico tanto para a gestão financeira quanto para a gestão de pessoas. Afinal, é preciso equilibrar as necessidades corporativas de bater metas e manter as contas no azul com os desejos dos empregados por condições de trabalho mais atraentes e uma remuneração mais vantajosa.

Gerenciar o tripé finanças, pessoas e tecnologia com sabedoria é, com certeza, um dos maiores desafios do CEO atualmente.

Vamos falar mais sobre esse assunto no próximo tópico. Continue com a gente!

Quais os desafios do CEO em relação às finanças e capacitação de equipe?

Já destacamos que lidar com recursos financeiros e pessoas é uma das atribuições mais difíceis para as lideranças na conjuntura atual. Contudo, é necessário conhecer essa situação de forma mais abrangente para buscar soluções e manter o crescimento sustentável.

Pensando nisso, vamos abordar desafios do CEO ligados às questões orçamentárias e gestão de colaboradores.

Acompanhe para entender melhor o cenário e estar mais preparado!

Redução de custos

Uma das principais metas das empresas é diminuir os gastos sem prejudicar a qualidade dos serviços. Definitivamente, não é uma missão fácil em virtude das oscilações da economia, que podem obrigar uma organização a conviver com juros altos, moeda nacional desvalorizada e inflação acima da média.

Apesar disso, é necessário pensar em alternativas para cortar despesas. Esta é uma medida indispensável para manter a capacidade de investir e evitar problemas que prejudicam a imagem institucional, como inadimplência e endividamento alto.

Prevenir essas adversidades está entre os principais desafios do CEO.

Investimentos com alto retorno

Atualmente, há um esforço maior em humanizar as práticas corporativas por meio do conceito ESG (Environmental, social and corporate governance), que prioriza ações sustentáveis nos segmentos de meio ambiente, finanças e governança.

Por outro lado, uma empresa sabe da necessidade de atingir lucros mais expressivos. E isso somente pode ser concretizado a partir de investimentos que geram um ótimo retorno financeiro em curto e médio prazo.

Essa situação engloba o valor aplicado em ferramentas tecnológicas e na contratação e na retenção de talentos.

Ou seja, é necessário contar com soluções e pessoas que aumentem a produtividade e sejam capazes de melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento. Tudo isso tem um impacto nas vendas e na fidelização dos consumidores.

Foco na capacitação da equipe

Um dos maiores desafios do CEO é promover um programa de capacitação que esteja dentro das necessidades institucionais e, ao mesmo tempo, contribua para aumentar o nível de satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho.

Ao priorizar a melhoria contínua e reconhecer o esforço dos colaboradores, uma companhia tem mais condições de reter talentos.

Hoje, um dos maiores custos em uma organização é a contratação de funcionários, o que também envolve a adaptação deles à cultura corporativa.

Se houver um programa de treinamento devidamente estruturado, as chances de um empregado ser produtivo em curto prazo se tornam bem maiores – o que é bastante positivo para o alcance de metas.

Engajamento e cultura

Para atingir uma performance mais expressiva em termos financeiros e manter a equipe altamente produtiva e qualificada, é fundamental buscar ações para promover um engajamento sólido.

A concessão de benefícios, um regime de trabalho mais flexível e ações que ajudam a melhorar o ambiente são iniciativas primordiais para manter o time motivado e envolvido com os objetivos institucionais. Porém, é necessário buscar uma identidade: é preciso criar, nutrir e valorizar valores por meio de hábitos dentro dessa rotina.

Fazer com que os colaboradores realmente incorporem a cultura organizacional é, sem dúvida, um dos maiores desafios do CEO. 

Como lidar com esse problema?

Sabemos que não é fácil superar tantos obstáculos e levar uma empresa ao caminho de desenvolvimento sustentável com boas práticas de gestão de finanças e de recursos humanos.

De qualquer forma, é preciso sair da zona de conforto e buscar soluções para vencer as dificuldades e manter o desempenho em um ótimo patamar.

Uma iniciativa muito adotada pelas companhias para reduzir gastos consiste na terceirização da mão de obra. Essa prática é bastante comum no setor de Tecnologia da Informação, porque se trata de uma área em que há escassez de talentos e uma remuneração acima da média do mercado.

Ao ter mais agilidade para identificar os funcionários ideais, uma empresa tem menos problemas com burocracia, finanças e alinhamento com os objetivos organizacionais.

Sem dúvida, terceirizar de maneira estratégica contribui para os desafios do CEO serem superados com inteligência e praticidade.

Se está em busca de um rendimento notável e de uma equipe de TI mais focada em resultados, acesse o nosso site e conheça melhor nossos serviços!

Queremos ajudar o seu negócio a engajar colaboradores e clientes!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *