Pular para o conteúdo

Gestão ágil: saiba o que é e como usá-la para potencializar os negócios

  • por
Entenda como a gestão ágil otimiza negócios - Arpia Tecnologia

Cada vez mais as empresas de TI trabalham para fazer com que suas soluções digitais sejam disponibilizadas de forma rápida. Mais do que isso, é fundamental também que esses produtos demonstrem eficiência e tenham usabilidade desde as primeiras versões. Essa tendência faz com que os conceitos da gestão ágil no desenvolvimento de software estejam em evidência entre os gestores atualmente.

Também conhecida como metodologia Agile, ela preza por constantes melhorias nos processos internos por meio de soluções modernas e inovadoras.

Grande aliada para o aumento da produtividade em TI, a gestão ágil pode ser implementada em qualquer empresa do setor. Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor esse conceito e mostrar como ele pode ajudar o seu negócio.

Acompanhe!

O que é gestão ágil?

A gestão ágil pode ser definida como uma metodologia para empresas de TI otimizarem os processos de desenvolvimento de software. Essa abordagem é estruturada com o objetivo de fazer com que as entregas das soluções ocorram de forma eficiente e com alto nível de agilidade.

Isso porque o conceito se baseia em um modelo de desenvolvimento iterativo (baseado em repetição de ações) e incremental (focado em melhorar um produto já existente). Em outras palavras, isso significa que os produtos digitais são entregues de forma parcial, em protótipos e versões que entregam as funções esperadas gradualmente.

Dessa forma, a aplicação pode ser testada tanto pelos profissionais quanto pelos usuários finais para que as melhorias sejam realizadas em etapas posteriores.

Como começou o conceito de gestão ágil?

As diretrizes para a implementação desse modelo estão definidas em um documento chamado de Manifesto Ágil, instituído em 2001. Elas focam na agilidade da entrega de resultados, trazendo pontos que priorizam a realização de entregas frequentes em intervalos de tempo que sejam os menores possíveis durante o desenvolvimento de software.

Para isso, é preciso que haja uma grande integração entre os membros da equipe de desenvolvimento e com clientes e usuários finais. A partir de um desenvolvimento colaborativo e com boa comunicação, as versões entregues se tornam mais alinhadas com as expectativas de cada solução.

Outra importante diretriz do Manifesto Ágil diz respeito à capacidade de se fazer mudanças e adaptações em qualquer etapa do projeto em benefício da eficiência do produto. Em geral, as empresas que seguem o modelo buscam manter os projetos o mais simples e concisos possível.

Portanto, cortam qualquer esforço que não agregue valor ao produto ou agilidade ao processo de desenvolvimento.

Práticas como essas demonstram que uma empresa de TI está comprometida com a satisfação dos clientes ao realizar entregas rápidas, contínuas e que levam em conta o feedback obtido por meio das versões anteriores dos softwares.

Vale destacar que a metodologia Agile surgiu para otimizar os modelos tradicionais. Ela funciona em modelo de cascata, em que os produtos digitais são desenvolvidos de forma contínua até sua versão final.

Porém, existe um detalhe. Levar em consideração apenas as demandas iniciais dos clientes pode gerar diversos ruídos durante a produção. É necessário fazer ajustes durante o percurso.

Quais as principais vantagens que a gestão ágil oferece para uma empresa?

Como pudemos perceber, a adoção da metodologia de gestão ágil no desenvolvimento de software traz uma série de otimizações no que se refere ao aprimoramento de um produto digital.

Vamos ver, a seguir, outros pontos em que ela pode ser positiva para empresa.

Aprimora a atuação da equipe

Essa iniciativa promove diversas melhorias também na rotina organizacional e na sustentabilidade de uma empresa de TI. Seus paradigmas estimulam o compartilhamento das responsabilidades entre os membros da equipe durante a execução dos projetos.

Ao proporcionar essa autonomia, é possível aumentar o engajamento dos profissionais em busca de soluções que têm maior potencial de agregar valor aos sistemas entregues aos clientes.

Melhora a relação com clientes

A relação com os clientes, inclusive, é outro aspecto que se beneficia com a implementação da metodologia Agile na gestão e criação de softwares. Isso porque acontece uma inversão da lógica de trabalho: demonstra que a entrega de versões concluídas e bem executadas são mais importantes do que um projeto desenvolvido de forma integral, mas sem entregar resultados frequentemente.

Afinal, ao invés de desenvolver um sistema de uma vez, tendo de intervir posteriormente sobre inconsistências e novas demandas dos clientes, é mais produtivo focar na produção e otimização de frações menores do projeto para que o produto chegue à sua fase final de forma consistente.

Reduz os custos de desenvolvimento de software

Esse modelo incremental de desenvolvimento ajuda ainda a reduzir os custos envolvidos na produção de um projeto. Isso acontece porque eventuais problemas podem ser detectados rapidamente, evitando que eles causem impactos maiores em funcionalidades que serão adicionadas em fases posteriores. Assim, são menores os riscos de atrasos no cronograma e a necessidade de recursos e tempo para a sua conclusão.

Como adotar a gestão ágil em uma empresa?

Mesmo diante de tantos benefícios que uma metodologia de gestão ágil no desenvolvimento de software pode representar, muitas empresas de TI que ainda não se adaptaram a essas práticas.

O grande problema disso é que, em um mercado atual tão competitivo, esse é um fator que certamente coloca um negócio em desvantagem diante da concorrência.

Um passo fundamental para o sucesso dessa iniciativa é que todos os membros da equipe de TI sejam envolvidos no processo.

É preciso fazer com que essa nova cultura e metodologia de trabalho seja incorporada nas práticas do dia a dia, valendo-se de reuniões, cursos e treinamentos para que os valores esperados sejam efetivamente integrados.

É preciso também conhecer quais são as ferramentas de gestão que atendem aos requisitos da metodologia Agile, a fim de identificar aquelas que mais se adequam às necessidades da empresa. Entre elas, podemos destacar os frameworks Kanban, Scrum e Lean, que são amplamente utilizados nas companhias do setor.

Outra demanda importante na adoção da gestão ágil no desenvolvimento de software é o aprimoramento dos meios de comunicação corporativa, tanto interna quanto externa.

Afinal, essa é uma capacidade indispensável para que as diretrizes estabelecidas no Manifesto Ágil sejam seguidas, priorizando sempre a satisfação daqueles que contratam os serviços da empresa.

A verdade é que esse processo exige a definição e tomadas de ações estratégicas por parte dos gestores. Por isso, manter-se sempre atualizado e contar com o auxílio de parceiros especializados é um grande diferencial na implementação de uma gestão ágil em TI.

Então, que tal aproveitar para conferir a página da Arpia e conhecer nossas soluções e serviços para otimizar a atuação da sua empresa?

Será um prazer te conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *